Excelente apostila com material sobre teoria musical. Possui várias ilustrações e é bem didática.
As Atividades Rítmicas e Expressivas estão inseridas na grande área de conhecimento da Educação Física no ensino escolar e caracterizam-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para os di...
A oficina de Flauta Doce foi uma atividade desenvolvida nas aulas de música no Projeto Semente. Dentre os locais de atuação do projeto, as aulas de música aconteceram em uma casa de apoio às crianç...
Este trabalho tem por objetivo analisar materiais didáticos voltados ao estudo do acordeon, publicados no Brasil ou em outros países. A seleção dos livros didáticos foi realizada com base em acervo...
Esta dissertação consiste na investigação dos processos metodológicos de ensino coletivo de bateria e percussão de um professor do curso de Bacharelado em Música. O trabalho identifica e descreve t...
Essa apostila de educação musical para o Ensino Médio foi elaborada com base no Plano Político Pedagógico proposto pelo Colegiado de Educação Musical do Colégio Pedro II. Está separada por módulos,...
A arte da regência é uma ciência como qualquer outra, utilizada como um meio de fazer arte, no entanto a esta arte são impostas implicações técnicas que devem ser desvendadas e dominadas por todos ...
Na área da Educação Musical é notório um défice de software específico que estabeleça a necessária ligação entre a teoria e a prática musical (principal problema identificado nesta disciplina). No ...
Sumário: Este texto apresenta resultados de pesquisa realizada com estudantes de um curso de licenciatura em música acerca da disciplina de regência em sua formação. Os participantes (n=15) foram c...
Este trabalho trata da caracterização dos cursos de sopros (saxofone, clarinete, trompete, trombone e trompa) do Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) de Bagé-RS, objetivando traçar um panorama...
Os estudos mais recentes da Psicologia em Música demonstram que existe uma conexão muito forte entre motivação e aprendizagem, e também que as escolas de música não encaram como importantes as músi...
Estudo acerca do acesso de jovens à Música como resultado de uma experiência profissional no projeto “Música no Munim: musicalizando crianças e jovens”, desenvolvido a partir de 2009 na cidade de M...