Bateria e Percussão

Bateria e Percussão

1.629 visualizações 187 downloads

Detalhes

  • Categoria: Bateria
  • Assuntos: Bateria, Educação Musical, Ensino Coletivo, Ensino Coletivo de Instrumentos, Ensino Superior, Instrumentos, Percurssão, Ritmo
  • Autores: Henry Raphaely de Souza
  • Quantidade de Páginas: 116
  • Data de Inclusão: 03/01/2017
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.299 KB

Esta dissertação consiste na investigação dos processos metodológicos de ensino coletivo de bateria e percussão de um professor do curso de Bacharelado em Música. O trabalho identifica e descreve tais processos, analisando as concepções de ensino de música do professor participante. Esta pesquisa foi elaborada a partir da abordagem qualitativa, empregando-se o estudo de caso como método e observação participativa, entrevistas, notas de campo e gravações em vídeo das aulas, como técnicas de coleta de dados. As observações ocorreram durante um semestre letivo nas aulas das disciplinas de Instrumento Principal e de Grupos Musicais referentes ao primeiro, terceiro e quinto período do curso. As entrevistas foram de dois tipos: não-estruturada, através da retro-informação do vídeo (LOIZOS, 2007) para análise do professor; e semi-estruturada, oportunizando um diálogo entre os pontos destacados na observação. A revisão de literatura abordou textos que se reportam ao ensino coletivo de instrumentos, sendo usada na análise dos dados. Os resultados das análises apontam que o professor do caso investigado, através de um ambiente calmo e pessoal, combina aulas individuais e coletivas, usa o repertório como fio condutor das atividades, usa os recursos disponíveis (salas, instrumentos e tecnologias) e processa o seu ensino em grupo instrumental, pautando-se em uma relação de ensino e aprendizagem dialogada. Da mesma forma, facilita e media os processos de ensino e aprendizagem com os alunos, de forma a construir os conhecimentos musicais através da criação, audição e execução. Usa o Grupo de Percussão como estratégia metodológica. Foi possível constatar, também, apesar de o professor explanar suas práticas, que suas falas não revelam uma teoria subjetiva própria conforme abordam os estudos do pensamento do professor. Palavras-chave: Educação Musical. Ensino coletivo. Bateria e Percussão. Ensino superior.

Comente Aqui

Subir ao topo