As Atividades Rítmicas e Expressivas estão inseridas na grande área de conhecimento da Educação Física no ensino escolar e caracterizam-se por mais um conteúdo educacional a ser proposto para os discentes, possibilitando-os expressar-se corporalmente de acordo com suas necessidades e interesses de momento. Sendo assim, o presente estudo buscou analisar o desenvolvimento das atividades rítmicas e expressivas nas aulas de Educação Física do ensino fundamental e verificar os fatores influenciadores no desenvolvimento dessas. Para tanto, realizouse uma pesquisa qualitativa, onde foram coletados dados através de um questionário contendo seis questões fechadas aplicado a 20 professores de 5ª a 8ª série do ensino fundamental de sete Colégios Estaduais do Município de Toledo. Os resultados encontrados permitiram identificar que expressiva maioria afirma ter conhecimento de que o conteúdo consta nos PCNs, contudo apenas 10% o desenvolve nas aulas de Educação Física. Observou-se o predomínio de conteúdos esportivos. Em relação aos possíveis motivos citados pelos professores para a insuficiente utilização do conteúdo de atividades rítmicas e expressivas, verificou-se a falta de preparo profissional ou desconhecimento de meios e estratégias de ensino, além da falta de espaço e materiais adequados e baixa aceitação pelos alunos. Dos professores que desenvolviam o conteúdo dança nas aulas, identificou-se que a freqüência era semestral, bimestral e mensal. Sugere-se que o conteúdo de atividades rítmicas e expressivas, aliado aos outros conhecimentos, pode influenciar os aspectos motores, sociais, cognitivos e emocionais e auxiliar na concretização da função principal da Educação Física na formação do homem como um ser integral e um agente de transformação social
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