Na área da Educação Musical é notório um défice de software específico que estabeleça a necessária ligação entre a teoria e a prática musical (principal problema identificado nesta disciplina). No caso do 1º ciclo do Ensino Básico, os alunos aprendem canções, cantam e tocam alguns instrumentos mas, a teoria nem sempre é compreendida e/ou ensinada correctamente. A aprendizagem, através da escrita e composição de melodias, apoiada num software de elaboração de partituras — Finale — pode ajudar a estabelecer essa ligação? Realizámos um estudo de caso com uma turma do 3º ano de uma escola básica do 1º ciclo para tentar dar resposta a esta questão. A investigação é de natureza qualitativa e, portanto, descritiva e interpretativa. A estratégia de recolha de dados privilegia a observação directa e o inquérito. Fomos levados a concluir que a utilização do programa Finale contribuiu, de forma decisiva, para a criação de um bom ambiente de trabalho nas aulas. Durante a utilização do “Finale”, notou-se nos alunos bastante motivação e empenho na realização das tarefas, principalmente quando o programa era utilizado em articulação com as aulas de Expressão Musical, conseguindo-se um ambiente de trabalho estimulante, atractivo e, consequentemente, propício à aprendizagem significativa. No entanto, temos plena consciência que os resultados poderiam ser mais substantivos se este programa fosse adequado à idade dos alunos, pelo que nos parece urgente reunir esforços, através de equipas de trabalho, no sentido de produzir software deste género, para apoio às aulas de Educação Musical.
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