Este trabalho trata da caracterização dos cursos de sopros (saxofone, clarinete, trompete, trombone e trompa) do Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA) de Bagé-RS, objetivando traçar um panorama dos mesmos. Através de revisão histórica, o Instituto e sua fundação são contextualizados compreendendo uma relação estreita entre a cidade de Bagé e aqueles instrumentos. Uma pesquisa documental expõe a trajetória histórica dos cursos de sopros do IMBA, sua fundação, professores e conteúdos abordados, revelando 64 anos de ausência daqueles cursos no Instituto, que iniciaram somente em 1985. Por meio de entrevistas com os docentes e questionários aplicados aos discentes, é realizada uma pesquisa de campo com o objetivo de compreender a estrutura dos cursos, sua metodologia, elucidar pontos que colaboraram com o seu desenvolvimento e obter a impressão de professores e alunos acerca dos mesmos. A comparação, problematização e discussão desses dados com aqueles obtidos na pesquisa documental conduzem à síntese da caracterização dos cursos, a partir das perspectivas de alunos e professores. Compreende-se a articulação entre os cursos de sopros e as atividades dos grupos do IMBA como um fator de grande relevância para sua consolidação, funcionando, esses, como ambientes que fomentam o aprendizado e estimulam os estudantes. Palavras-chave: Música em Bagé-RS. IMBA. Educação musical. Cursos de sopros. Instrumentos de sopro.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.