Os principais objetivos deste documento são: primeiro, a apresentação e definição de temas e tópicos considerados fundamentais para o ensino da disciplina Sociologia na educação de nível médio e, segundo, sugerir uma “estratégia” para tal ensino, enfrentando um problema de dupla face, o de não cair na excessiva simplificação ou no equívoco pedagógico de querer formar o “cidadão crítico” através da disciplina sociológica e, de outra parte, o de não reproduzir a orientação “academicista” peculiar à maioria dos Cursos de Sociologia no terceiro grau. Trata-se de uma tarefa nova para a área da Sociologia em nosso país mas que, embora difícil, já conta com algumas experiências esparsas e com textos que servem de referência para o nosso empreendimento. 1 Os princípios gerais esboçados nos documentos nacionais, especialmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (parte IV) e nas Orientações Curriculares Para o Ensino Médio (Ciências Humanas e suas Tecnologias; cap. 4) necessitam ser operacionalizados e traduzidos em sugestões que possam favorecer e apoiar o trabalho dos professores.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.