Neste artigo, será realizada uma análise dos resultados da pesquisa “Direito e ensino: contribuições sob a perspectiva da sociologia jurídica”, desenvolvida na Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. A pesquisa teve como objetivo geral a identificação e sistematização de informações acerca dos avanços e obstáculos epistemológicos que estão associados à compreensão dos juristas, influenciando na sua capacidade analítica da especificidade dos fenômenos sociais e produzindo impactos na forma do ensino jurídico. Para explorar as questões concernentes aos objetivos, o universo empírico foi constituído pelos alunos da disciplina Sociologia Jurídica do turno da noite de 2006/1. Compreendemos que esta disciplina tem oferecido novas possibilidades de pensar o ensino do direito; e, por essa razão, o foco de análise se concentrou nos relatos apresentados pelos próprios alunos por meio da técnica de pesquisa qualitativa de grupo focal. Como resultados, observamos que a mudança do paradigma dogmático não se dá de forma completa, trazendo ambigüidades, contradições e conflitos que subjazem tanto na via institucional quanto de forma subjetiva nos atores sociais. Por essa razão, a mudança de paradigma está intimamente relacionada à superação de obstáculos epistemológicos. Reconhecer a importância desta perspectiva como locus de superação do ensino tradicional por meio da ênfase em uma abordagem crítica e problematizante do direito e das instituições jurídicas é o primeiro passo para essa nova visão. PALAVRAS-CHAVE: ENSINO DO DIREITO; DOGMATISMO; PARADIGMA
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.