O artigo resulta da pesquisa sobre os manuais didáticos de Sociologia e Sociologia Educacional da “Escola de Professores de Curitiba”, no período de 1923-1946. A formação do magistério para o ensino primário cumpriu itinerário histórico importante no desenvolvimento da escola brasileira. Nessa perspectiva, o trabalho toma como objeto de estudo o manual didático como instrumento privilegiado da formação do professor primário, ministrada na Escola Normal. Fundado no pressuposto de que sua qualificação pode ser compreendida a partir do emprego do manual didático, que direciona a formação do professor nos moldes da objetivação do trabalho peculiar à sociedade capitalista, foram examinados manuais didáticos das disciplinas de Sociologia e Sociologia Educacional, do período em estudo, que fazem parte do acervo da biblioteca do atual Instituto de Educação do Paraná Erasmo Pilotto. A escolha das disciplinas se justifica em razão de que os estudos e o ensino da Sociologia no Brasil determinaram um currículo científico para o magistério, segundo o evolucionismo social. A eleição da “Escola de Professores de Curitiba” se deve ao fato de que a mesma consolidou o Ensino Normal no Paraná e foi modelo para as demais, no Estado.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.