Este artigo apresenta e analisa dois grupos de experiências havidas em minha trajectória como professor universitário e como pesquisador nos últimos três anos. O primeiro diz respeito às discussões travadas nas aulas ministradas para gestores de escolas públicas municipais do Rio de Janeiro em 2007 e em 2008. Tendo sido convidado a ministrar o módulo «Ética», deparei-me com relatos que me levaram a refletir e a repensar a minha prática pedagógica. O segundo reúne depoimentos escritos fornecidos por estudantes do ensino fundamental de escolas também situadas na cidade do Rio de Janeiro, os quais foram obtidos mediante a aplicação, nos anos de 2008 e de 2009, do instrumento de coleta de dados referente à pesquisa «Valores éticos/morais na visão de mundo de alunos do ensino fundamental», concluída em Fevereiro de 2010. Tais depoimentos também me levaram a refletir sobre quem de facto ensina e quem aprende em uma realidade educacional marcada por contrastes sociais e formas de ver o mundo muito diferentes.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.