A linguagem oral está presente no cotidiano e na prática das instituições de Educação infantil à medida que dela participam crianças e adultos em situações de comunicação expressando, sentimentos, ideias e ponto de vista. Para que as habilidades em relação às “Práticas de Linguagem oral possam ser concretizadas é necessário que o professor planeje e organize situações didáticas, tais como: • Rodas da conversa em que os alunos possam escutar e narrar fatos conhecidos e falar sobre assuntos estudados. Esse trabalho não pode se restringir a apenas algumas atividades caracterizadas por um monólogo no qual as crianças são chamadas para responder em coro a uma única pergunta dirigida a todos, ou cada um por sua vez, em uma ação totalmente centrada no adulto; • Rodas da leitura para contar histórias e combinar os alunos momentos em que eles possam compartilhar os livros lidos. Outra atividade interessante é o empréstimo de livros para a criança levar para casa. No dia previamente combinado, as crianças podem relatar suas impressões, comentar o que gostaram ou não, o que pensaram, comparar com outros títulos do mesmo autor, contar uma pequena parte da história para recomendar o livro que a entusiasmou às outras crianças.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.