Após os estudos feitos na disciplina Matemática na Educação Infantil, percebemos que o jogo é importante e fundamental na aprendizagem da criança, sendo objeto de interesse de psicólogos, educadores, pesquisadores, como decorrência da sua pertinência, podemos observar que é uma prática que auxilia o desenvolvimento infantil, a construção ou potencialização de conhecimentos. A educação infantil configurou-se como o espaço natural do jogo e da brincadeira e tem favorecido a concepção de ensino e aprendizagem que acredita na utilização do jogo e da brincadeira como condição para a aprendizagem matemática. A participação ativa da criança e a natureza lúdica e prazerosa inerente a diferentes tipos de jogos têm servido de argumento para fortalecer a concepção segundo a qual se aprende a matemática brincando. Essa afirmativa, em parte, é correta e se contrapõe à orientação de que, para aprender matemática, é necessário um ambiente em que predomine a rigidez, a disciplina e o silêncio. Para a professora Maria Sans salienta que o jogo cumpri uma função ideal na aprendizagem, uma função lúdica e educativa, aliando, às finalidades do divertimento e prazer, outras, como o desenvolvimento afetivo, cognitivo, físico, social e moral, manifestadas em um grande número de competências: escolha de estratégias, ações sensório-motoras, interação, observação e respeito a regras. Todas essas competências não estão especificamente vinculadas à matemática, mas, seguramente, se manifestam e se realizam na aprendizagem dos conteúdos dessa área. Para tanto este projeto nasceu da necessidade da práxis, para vivenciamos como educadores esta ferramenta de aprendizagem, o conteúdos formais da matemática e o jogo.
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