Infantil 29

Infantil 29

1.118 visualizações 11 downloads

Detalhes

  • Categoria: Infantil
  • Autores: Maria Lúcia Novaes Menezes
  • Quantidade de Páginas: 155
  • Data de Inclusão: 03/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.937 KB

O diagnóstico dos distúrbios de linguagem, de modo geral, depende de equipe multidisciplinar. Para o especialista o conhecimento do desenvolvimento da fala e da linguagem e de suas alterações, é referência fundamental para o diagnóstico das referidas patologias. Entretanto, a avaliação dos distúrbios de linguagem é tarefa complexa e o especialista necessita de instrumentos técnicos padronizados e validados para medir a compreensão e expressão da mesma, em seus vários níveis lingüísticos. O objetivo deste estudo foi construir um instrumento, “AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM - ADL”, desenvolver normas, ainda que parciais, e realizar sua validação para medir o desenvolvimento da linguagem compreensiva e expressiva de crianças na faixa etária de um ano a seis anos e onze meses. O modelo teórico que fundamentou a construção da ADL foi proposto por Bloom e Lahey ( 1978,1988). Os resultados da aplicação, análise estatística e avaliação da validade da ADL em uma amostra de 326 crianças, demonstraram que as tarefas propostas nas escalas são estatisticamente viáveis e sua validação comprovada. Os resultados foram utilizados no desenvolvimento de normas por faixa etária para a escala compreensiva, expressiva e de linguagem global.

Comente Aqui

Subir ao topo