Esperamos que as leituras e discussões da Unidade 4, sobre proposta pedagógica, tenham lhe proporcionado uma melhor compreensão da importância da construção coletiva desse documento para a definição do trabalho pedagógico na sua instituição. São os sujeitos envolvidos com o processo educacional nas escolas que vão “inventando os encartes da vida” na escola, como diz José Saramago na epígrafe que abre este texto. Neste texto, abordaremos a gestão democrática na instituição de Educação Infantil, que trata da articulação da administração escolar com os demais sujeitos e situações do dia-a-dia da escola. Para que uma gestão democrática aconteça de fato, é muito importante que educadores(as), crianças, famílias, funcionários e a comunidade, de uma maneira geral, participem ativamente dando opiniões, perguntando e, assim, definindo, em conjunto, a proposta pedagógica da instituição, que deve refletir as reais necessidades educacionais da comunidade. Os caminhos que seguiremos neste texto de FE da Unidade 5 têm por objetivo discutir o significado da gestão democrática e sua articulação com a formação e a prática dos professores, a integração e a importância de cada sujeito envolvido no fazer pedagógico; assim como a maneira pela qual se deve avaliar o processo educativo na Educação Infantil numa perspectiva democrática. Sugerimos que você vá lendo cada seção com atenção, procurando destacar os aspectos que considere mais importantes para discutir no seu grupo do PROINFANTIL e na Instituição onde você trabalha.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.