Neste trabalho iremos falar sobre o papel do adulto como facilitador do desenvolvimento cognitivo da criança. Também iremos abordar as implicações pedagógicas da teoria de Piaget, na fase sensório-motora, na vida quotidiana da criança, os jogos de grupo, ambiente físico e a rotina diária (organização do espaço e do tempo). Na fase pré-operatória a vida quotidiana da criança, os jogos de grupo, ambiente físico e a rotina diária (organização do espaço e do tempo), um ambiente colectivo de crianças e adultos traz vantagens em relação à situação familiar, devido à possibilidade de contar com recursos humanos e materiais que propiciam maior variedade de oportunidades de situações vividas pela criança, o que estimula sua sociabilidade e aprendizagem sobre o mundo que a cerca. Desta forma, as creches e pré-escolas, passam a ser vistas como locais legítimos de favorecimento do desenvolvimento infantil, uma vez que têm a função de educar as crianças nas suas múltiplas necessidades. Ao contemplar a importância do brincar nas creches e pré-escolas, deixa implícita a ideia de que deve haver espaço para o brincar e para os jogos e as brincadeiras. A garantia do espaço do brincar na pré-escola ou creches, é a garantia de uma possibilidade de educação da criança numa perspectiva criadora, voluntária e consciente.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.