Desenho Infantil e Aprendizagem - Novos Parâmentros

Desenho Infantil e Aprendizagem - Novos Parâmentros

1.525 visualizações 39 downloads

Detalhes

  • Categoria: Infantil
  • Autores: Maria Lúcia Batezat Duarte
  • Quantidade de Páginas: 14
  • Data de Inclusão: 03/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 382 KB

Este texto apresenta bases teóricas para a formulação de uma concepção de desenho infantil a partir de novos parâmetros. O ato de desenhar é relacionado com a construção mental de categorias cognitivas e as representações gráficas infantis são consideradas elementos de pensamento e aprendizagem. Com suporte teórico ancorado na psicologia cognitiva, na neurociência e nas artes visuais, são estabelecidos paralelos entre as propriedades elementares dos objetos, seus aspectos formais, e os fatores de “tipicidade” pelos quais uma entidade do mundo é identificada como um tipo exemplar de uma categoria natural e cognitiva. Desenhos infantis em análise permitem indicar os possíveis imbricamentos entre essa produção das crianças e os processos mentais que constituem os sujeitos na cultura. Palavras-chave: Desenho infantil, desenho e aprendizagem, imagem conceito, categorias cognitivas

Comente Aqui

Subir ao topo