Em 2013, a rede escolar SESI-SP inseriu as Vivências de Empreendedorismo no rol de atividades dos alunos da Educação Integral em Tempo Integral. Com isso, temos o desafio de criar situações de aprendizagem nas quais os alunos sejam motivados a sonhar e a agir, reconhecendo-se como agentes responsáveis por seus futuros e pelo futuro da comunidade em que estão inseridos. A proposta pedagógica e as orientações didáticas gerais para o desenvolvimento dessas Vivências encontram-se reunidas no documento Educação Integral em Tempo Integral: sistematização de ações educativas (SESI-SP, 2013). Recomendamos uma leitura atenta do material (sobretudo do item “Vivências de Empreendedorismo”) antes do início das aulas, pois fundamentará a organização do trabalho de todo o ano. Nele, encontrarão: a concepção de educação empreendedora da rede; as habilidades e competências relacionadas ao empreendedorismo a serem trabalhadas com os alunos; as etapas, os conteúdos e os produtos das Vivências; sugestões sobre a organização do espaço físico e sobre a seleção de materiais didáticos; e referências bibliográficas que permitirão o aprofundamento dos conhecimentos sobre o assunto. Para auxiliá-los na concretização da proposta pedagógica das Vivências de Empreendedorismo, disponibilizaremos roteiros com sugestões de atividades. Com eles, esperamos fornecer subsídios para selecionarem materiais e delinearem estratégias de ensino. É importante frisar que estamos trazendo algumas sugestões, mas que é fundamental que vocês, professores, avaliem a pertinência delas e façam as adaptações necessárias ao perfil dos seus alunos.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.