Os pressupostos teóricos que guiam este estudo sugerem que esforços para moldar o ambiente institucional procedem ao longo de duas dimensões. Inicialmente organizações com prestígio, aqui representada pela Holding Algar, forçam suas redes de relações imediatas, ou seja, as empresas e funcionários que a compõem, a se adaptarem a suas estruturas e relações. Mas em seguida, essas redes imediatas, empregados, tentam construir seus objetivos e procedimentos diretamente na sociedade, ou no caso em estudo, diretamente nas empresas em que trabalham, como regras institucionalizadas. Dessa forma, a liderança institucional do Grupo Algar (analisada pelo papel da agência como mediadora desse processo) é particularmente necessária para o processo de inovação organizacional nas empresas que a compõem, no qual é forçada a considerar formas alternativas de seguir suas atividades. O Grupo Algar é um dos mais significativos do cenário nacional, formado por 12 empresas que atuam nas divisões de telecomunicações, agroalimentar, serviços e entretenimento, as quais passaram por fases de reestruturação tanto estrutural quanto da própria área de recursos humanos da Holding com a adoção do programa de gestão Empresa-Rede em 1989.
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