Um bom plano de negócio deve conter, como primeiro passo, uma boa sequência de descrições. A principal é sobre o ramo de negócio que o empreendimento vai estar inserido. É muito importante que o empreendedor consiga levantar todas as informações pertinentes ao negócio. Essa descrição do ramo de negócio ou setor permite desenvolver o que se define como análise de mercado ou diagnóstico estratégico. Nessa análise de mercado é importante perceber que toda organização possui em seu ambiente, o ambiente externo e o ambiente interno. Esses ambientes são compostos, respectivamente, de variáveis externas (ambiente externo) e variáveis internas (ambiente interno). Para a elaboração do plano de negócios é importante que o empreendedor saiba responder as seguintes questões: 1. Quais são as ameaças e as oportunidades do setor em que pretende atuar? 2. Quais os pontos fortes e os pontos fracos do negócio? Essas questões vão ajudar o empreendedor a compreender melhor as variáveis do ambiente externo e o ambiente interno. Dessa forma temos uma análise do ambiente do empreendimento, levando-se em consideração as situações do mercado e as condições da empresa no mercado. Além disso, será necessário realizar a análise do mercado fornecedor, concorrente e consumidor. Dentro dessa visão, temos uma ideia bem mais dinâmica do plano de negócios. Procure pesquisar e ler um pouco mais sobre o plano de negócios. Vai perceber que realmente é uma ferramenta interessante. O livro Segredo de Luísa, do autor Fernando Dolabela é aqui indicado novamente.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.