Esse trabalho teve como objetivo a construção e validação de um instrumento de medida da atitude empreendedora, bem como a mensuração dessa atitude em proprietários-gerentes de pequenas empresas de varejo. Atitude empreendedora foi definida, com base na teoria do comportamento planejado, como a predisposição aprendida a atuar, ou não, de forma empreendedora. Empreendedorismo foi analisado a partir de quatro fatores: planejamento, realização, poder e inovação. O questionário foi construído de forma estruturada, com 36 itens afirmativos, utilizando a escala Likert. A amostra do estudo foi composta de 290 proprietários-gerentes de pequenas empresas varejistas, vinculados ao Projeto Empreender, no DF. Foram realizadas várias análises, sendo que, a partir da análise fatorial, dois fatores, relativas à atitude empreendedora, foram considerados como positivos para o desenvolvimento dos empreendimentos dos atores estudados: Prospecção e Inovação, e Gestão e Persistência. A análise dos resultados demonstrou a presença da atitude empreendedora nos grupos estudados. O instrumento obteve índices estatisticamente confiáveis em relação a sua construção, validação e confiabilidade, sendo denominado de Instrumento de Mensuração da Atitude Empreendedora (IMAE).
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.