Gestão de Marketing no Turismo e na Hotelaria

Gestão de Marketing no Turismo e na Hotelaria

2.011 visualizações 114 downloads

Detalhes

  • Categoria: Publicidade
  • Assuntos: Evolução Histórica do Marketing, Fundamentos de Marketing, Gestão de Marketing, Hotelaria, Impacto de Marketing, Natureza do Marketing, Publicidade, Teoria do Marketing, Visão de Marketing
  • Autores: Henrique Sérgio Abreu, Ministério do Turismo
  • Quantidade de Páginas: 37
  • Data de Inclusão: 17/07/2015
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 2.177 KB

Nós pessoas comuns, não percebemos, mas o marketing está presente em todos os dias de nossas vidas. Está na nossa casa, nas ruas, no nosso trabalho, no nosso lazer, e até em nossas mentes. Vejamos: acordamos ao som de um despertador Citizem; escovamos os dentes com pasta Colgate; nos barbeamos com lâminas Gillete; gargarejamos com Cepacol; vestimos Jeans e calçamos ( ou queríamos calçar ) um Reebook; tomamos café União, leite Parmalat ( “por sermos mamíferos”) e açúcar Alteza; vamos ao trabalho, de carro num Chevrolet ou num Volkswagen, se de ônibus num Mercedes-Benz; quando atendemos um celular Nokia ou Motorolla. Sempre estamos utilizando o marketing. O Marketing é um sistema que cria, organiza, operacionaliza e acompanha todas estas atividades dirigidas à satisfação das necessidades humanas. No plano macrossocietário, a concepção de qualificação gerou uma série de políticas educacionais voltadas para a criação de sistemas de formação profissional estritamente vinculados às demandas e necessidades dos setores mais organizados do capital e de suas necessidades técnico-organizativas. A história dos sistemas de formação profissional no Brasil enquadra-se dentro desta lógica da qualificação entendida como preparação de mão-de-obra especializada ou semi-especializada, para fazer frente às demandas técnico-organizativas do mercado de trabalho formal. No turismo essa concepção de qualificação não é diferente, uma vez que essa atividade contribui para o desenvolvimento econômico, ela impacta os diversos setores da economia ao gerar emprego, renda e receita, pois com o êxito dessa atividade, aumentou o interesse de estudiosos, empreendedores e trabalhadores por essa área e a necessidade de otimizar os serviços prestados através da busca incisiva do conhecimento. O fenômeno turístico ao longo do tempo vem transformando a dinâmica do mercado local, consolidando Fortaleza como um dos receptivos mais comercializados. Tal fato é decorrência da diversidade de bens e serviços ofertados pela cadeia produtiva do turismo e pela relevância econômica e social desta.

Comente Aqui

Subir ao topo