III Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: Aprendizagem e ensino da oralidade e da escrita no ensino fundamental

III Seminário Nacional de Alfabetização e Letramento: Aprendizagem e ensino da oralidade e da escrita no ensino fundamental

955 visualizações 26 downloads

Detalhes

  • Categoria: Programação
  • Autores: Prof. Dr. José Ricardo Carvalho
  • Quantidade de Páginas: 12
  • Data de Inclusão: 27/10/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 691 KB

Um dos grandes desafios da escola no século XXI é o de promover a formação de sujeitos leitores e produtores de textos de forma a interagir no mundo letrado. Tal fato tem estreita relação com as situações de ensino da língua materna que evidenciam a supremacia da escrita sobre a oralidade, apagando relações profundas que há entre as duas modalidades (oral e escrita) nos processos de interação. A maior parte do tempo, a escola investe no domínio da escrita, dando pouca ênfase ao trabalho com a oralidade nas atividades sociocomunicativas. Podemos nos questionar, então, de que maneira a compreensão dos gêneros textuais podem favorecer o desenvolvimento da oralidade e consequentemente o da escrita nas práticas sociais de uso da língua? Em que medida as representações formuladas no discurso escrito e no discurso oral, encontrados na sociedade letrada, podem ser refletidas nas dinâmicas escolares?

Comente Aqui

Subir ao topo