Os Concertos de Brandemburgo são um conjunto de seis concertos que Bach foi escrevendo ao longo da sua estadia como mestre de capela no principado de AnhaltKöten, na Alemanha, que se distinguem tanto pela sua instrumentação como pela sua orquestração. Devido às crenças calvinistas do prícipe Leopold de Köten, seu patrono, que não permitiam música durante as missas, Bach tinha mais tempo para se dedicar a música mais secular, neste caso, puramente instrumental. Característcas que marcam a sua peculiaridade, como obra inserida no Barroco, incluem um aumento no registo das alturas, que faz com necessite de instrumentos pouco habituais para este tipo de concerto, como tem instrumentações diferentes de concerto para concerto, o que dificultava a sua performance completa e que por isso era invulgar para a altura, davalhe uma sonoridade mais rica. A sua estrutura ao estilo dos concertos de Vivaldi, dividindo cada concerto em 3 andamentos: rápido lento rápido. Os andamentos estão em ritornello, com a peculiaridade de que por vezes, na parte dos solos, entrarem temas do tutti para criar uma certa familiaridade ao longo da obra.
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