O novo programa de Filosofia do 10.º ano propõe um tratamento introdutório de alguns conceitos centrais de Filosofia Política no seio da unidade de Ética. Efectivamente, na secção «3.1. A dimensão ético-política - Análise e compreensão da experiência convivencial» apresenta-se um tópico com a designação «3.1.4. Ética, direito e política - liberdade e justiça social; igualdade e diferenças; justiça e equidade». O meu objectivo neste texto1 é o de sugerir a abordagem deste tópico programático a partir de alguns problemas de Filosofia Política que me parecem ser bastante significativos para os alunos da faixa etária com a qual trabalhamos e que me parecem muitíssimo importantes do ponto de vista de uma educação para a cidadania. Embora o programa mencione alguns temas e conceitos e não formule explicitamente quaisquer problemas, penso que ensinar filosofia (e a filosofar) a partir da discussão de problemas claramente formulados faz maior justiça à interrogação crítica que é apanágio de uma longa tradição filosófica e constitui, por isso, a opção didáctica mais correcta. Começarei por fazer algumas considerações sobre a natureza da Filosofia Política, apresentando uma delimitação do âmbito da disciplina.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.