Algumas noções são básicas durante a alfabetização cartográfica no Ensino Fundamental como as diferentes visões (oblíqua, horizontal e vertical), o alfabeto cartográfico (ponto, linha e área), a construção da noção de legenda, a proporção e a escala, a lateralidade, referências e orientação espacial, destacados pelos autores dos PCNs. Entretanto a alfabetização cartográfica no ensino de Geografia vem apresentando lacunas quanto ao material didático utilizado nas aulas, que aborda essas noções de forma generalista e descontextualizada com o lugar de vivência do aluno. O uso de jogos confeccionados com recursos computacionais de desenho a partir de mapas e imagens de sensoriamento remoto são opções de propostas atrativas para auxiliar a introdução das noções cartográficas no Ensino Fundamental. Aliando os jogos com as potencialidades de trabalhar conteúdos que abordem o lugar do aluno, apresentaremos neste fascículo procedimentos para a construção de cinco jogos e suas possibilidades de aplicação quanto ao conteúdo no Ensino Fundamental. Os jogos são usados para trabalhar noções cartográficas e de Educação Ambiental, confeccionados de forma artesanal a partir de mapas, fotos aéreas e imagens de satélite (disponíveis gratuitamente na plataforma do Google Earth© ). O objetivo é contribuir com sugestões de jogos, os quais podem ser usados como exemplos para a elaboração desses materiais para uso pedagógico em outras regiões. Estes jogos têm como estratégia didática a valorização do lugar, uma vez que a Educação Ambiental prima pela construção de valores e um repensar nas atitudes que são primeiramente materializadas no lugar, e que podem ser usados para iniciar um conteúdo, ou mesmo finalizar um assunto. Os jogos aqui apresentados foram confeccionados especificamente para o município de Ourinhos.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.