A História na Educação Básica

A História na Educação Básica

1.392 visualizações 35 downloads

Detalhes

  • Categoria: História
  • Autores: Selva Guimarães Fonseca
  • Quantidade de Páginas: 13
  • Data de Inclusão: 10/11/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 129 KB

No Brasil democrático, consolidou-se, na primeira década do século XXI, uma rica diversidade de modos de pensar e ensinar História. A realidade escolar brasileira é complexa, plural e desigual. Não há um ensino único, nem um conhecimento histórico exclusivo. A produção historiográfica e educacional, as publicações sobre ensino e aprendizagem de História evidenciam uma diversidade de temas, problemas, abordagens e fontes relevantes para o Ensino de História, produzidos por diferentes agentes (professores, historiadores, educadores, produtores de materiais) em vários espaços educativos. Em diálogo com experiências internacionais, o movimento de debates no campo do ensino de História no Brasil demonstra avanços da área na busca de respostas às questões emergentes na sociedade. Este texto tem por objetivo refletir sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos, discutir os avanços da área em termos de definição de conteúdos básicos para a formação do cidadão, analisar as abordagens mais recorrentes no ensino de História, bem como identificar e explicitar algumas das propostas metodológicas e estratégias de ensino que vêm produzindo resultados exitosos na aprendizagem de História por crianças e jovens. Isso requer discutir sobre o lugar, o papel, os objetivos e a importância da História na educação básica, mais especificamente, no ensino fundamental. Neste espaço, discutiremos a diversificação de abordagens teóricas e políticas, bem como perspectivas do ensino de História. Os conflitos entre as diversas interpretações serão tratados como uma riqueza do debate, própria ao espaço público. Trataremos de novos e velhos temas, tendo como referência documentos, sugestões curriculares, textos, produtos de políticas públicas, movimentos sociais e experiências de ensino e pesquisa. Portanto, abordaremos algumas dimensões do ensino de História no Brasil no início do século XXI, focalizando “novas necessidades e possibilidades de conhecimento, sem perder de vista o que se conquistou na área ao longo das últimas décadas do século XX” ( Silva e Fonseca, 2007, p.7).

Comente Aqui

Subir ao topo