Este trabalho tem por objetivo analisar conjuntamente duas obras da filmografia francesa contemporânea que apresentam no centro de sua narrativa a temática do trabalho e do desemprego: “O adversário” (2002, direção de Nicole Garcia, com Daniel Auteil) e “A questão humana” (2007, Direção de Nicolas Klotz, com Mathieu Amalric). Ambos apresentam uma reflexão crítica sobre os encadeamentos entre o mundo do trabalho, a cultura organizacional, o desemprego e a produção de subjetividade. Os choques entre a dimensão humana e a econômica, entre afetos e racionalidade corporativa, entre desejo e determinismo, caracterizam a trajetória dos dois protagonistas - o psicólogo de “A questão humana”, do departamento de recursos humanos de uma corporação franco-alemã, responsável por definir critérios para despedir funcionários; e o desempregado de “O adversário”, que esconde sua situação da família com rituais diários que simulam uma vinculação empregatícia. Por meio da análise da narrativa audiovisual, buscamos apreender os significados do mundo do trabalho e do desemprego na produção cinematográfica – esta entendida como uma forma privilegiada de materializar pontos de vista sobre a condição humana em meio ao contexto sócio-cultural-econômico de nosso tempo.
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