Nos cursos profissionais, o ensino do Francês, como continuação da Língua Estrangeira (LE) I ou Língua Estrangeira (LE) II, integra a componente de Formação Sociocultural e visa o desenvolvimento da competência de comunicação plurilingue e pluricultural tal como é definida pelo Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (p.231): “A competência plurilingue e pluricultural é a capacidade para utilizar as línguas para comunicar na interacção cultural, na qual o indivíduo, na sua qualidade de actor social, possui proficiência em várias línguas, em diferentes níveis, bem como experiência de várias culturas. Considera-se que não se trata de sobreposição ou da justaposição de competências distintas, mas sim de uma competência complexa ou até compósita à qual o utilizador pode recorrer.” A autonomia e a eficácia da intervenção dos cidadãos portugueses, assim como a sua abertura ao mundo e a sua maior mobilidade, requerem o domínio de pelo menos duas línguas estrangeiras. Dado que o Francês é uma das línguas mais faladas na Europa, uma das línguas oficiais da União Europeia e de vários organismos internacionais, a aprendizagem desta língua dá resposta a necessidades sociais, profissionais e políticas. A aprendizagem do Francês participa ainda na formação integral do aluno na medida em que fomenta o desenvolvimento de:
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.