O processo de ensino–aprendizagem–treinamento é um ciclo evolutivo, no qual os dois pólos, o ensino–aprendizagem e o treinamento, não podem ser vistos como os extremos de uma linha reta, e sim integrados e relacionados entre si. Assim, o paradigma do processo de ensino– aprendizagem–treinamento deve ser considerado no conceito sistêmico (Bertalanffy, 1977), em que os fenômenos complexos são irredutíveis, os elementos que compõem a estrutura estão em interação e, portanto, não podem ser compreendidos como componentes isolados. A organização resultante da interação ensino–aprendizagem– treinamento apresenta um comportamento diferente das suas partes quando estas são analisadas de forma isolada ou quando são observadas na composição do todo (Bertalanffy, 1977). O processo ensino–aprendizagem–treinamento é um conjunto de processos pedagogicamente organizados, tendo como base a organização didáticometodológica adequadamente estruturada com relação aos conteúdos inerentes a cada fase do desenvolvimento.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.