A sociedade globalizada do século XXI caracteriza-se por um processo de transformações sociais, no qual os produtos de diferentes culturas sofrem abordagens tanto de mundialização, quanto de regionalização e ressignificação, quando inseridos em grupos culturalmente diversificados. Neste cenário, o esporte se configura como um dos principais fenômenos socioculturais, sendo plural, complexo, heterogêneo. Os objetivos deste artigo foram: a) analisar diferentes percursos e estratégias utilizadas na literatura para a conceituação de esporte; b) apresentar uma reflexão teórica sobre controvérsias e similaridades entre diversas formas de conceituação do esporte; c) propor possibilidades de construção de um processo de definição de esporte que abarque sua pluralidade e complexidade. Para tal organização de dados, utilizou-se o método Teoria Fundamentada. Como conclusão, pode-se apontar que conceituar esporte, através de uma definição rígida e excludente, pode se configurar como uma prática determinista e reducionista, dificultando a criação e transformação de novas formas de manifestação, encurtando, assim, sua elasticidade semântica. Como tentativa de abarcar tal diversidade, foram propostos tópicos que não enrijeçam as possíveis respostas às perguntas “O que é esporte?” “Isso é esporte?” “Aquilo não é esporte?”, mas sim, indiquem possibilidades de análise e construção de perspectivas que delimitem práticas esportivas, permitindo a manutenção de seu caráter heterogêneo. Como frutos desta proposta tem-se a tipologia entre práticas esportivas (que compreendem todos os critérios sugeridos) e prática esportivizadas ou em processos de esportivização (que incluem parcialmente os critérios, mas que se justificam como objetos do campo esportivo contemporâneo).
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.