A busca da natureza como cenário para práticas de turismo e lazer tem demonstrado ser uma tendência atual, envolvendo diversas atividades identificadas com os segmentos de ecoturismo, turismo rural e turismo de aventura. Para Hintze (2008, p. 55), tal segmentação do mercado turístico serve como identificação de “comportamentos homogêneos dos clientes no que diz respeito a seus gostos e preferências”. O turismo de aventura, assim, representaria uma microssegmentação do produto de turismo de natureza, necessitando do agente de viagem e do poder público a formatação de produtos turísticos que estejam adequados às práticas ambientais, que contemplem regras de segurança necessárias para seu desenvolvimento e que apresentem possibilidades de inserção de territórios aptos para a prá- tica do turismo de aventura como possibilidades de novos deslocamentos. Tal questão é apresentada pela Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta), ao analisar o perfil do turista de aventura e do ecoturista no Brasil. Foi identificado que 54% dos entrevistados indicaram ser o motivo das viagens, no último ano, definido pelo interesse de entrar em contato com a natureza, observar ou praticar atividades na natureza
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