No cenário da aviação moderna, as aeronaves precisam ser projetadas de maneira a atender a requisitos de segurança, de desempenho e de mercado. A especificação correta do sistema de armazenamento de energia representa um impacto considerável nos aspectos de custo, peso, confiabilidade, manutenabilidade e simplicidade do projeto como um todo. Além disso, esses aspectos possuem caráter conflitante. A escolha, portanto, trata-se de um problema de otimização multi-objetivo, onde não existe uma única solução. A otimização utilizando trade-off representa um método de solução sem ser necessário transformar o problema multi-objetivo em um problema escalar (Cunha e Oliveira, 2008). Aeronaves de pequeno porte utilizam preferencialmente sistema elétrico com corrente contínua (CC). Essa escolha deve-se a diversos fatores entre eles fatores históricos e evolutivos. Utilizando uma arquitetura com cargas CC predominantes, torna-se necessária a utilização de armazenadores de energia, tipicamente baterias químicas. Seus tipos se diferem principalmente pela composição e pela reação associada à transformação da energia química em energia elétrica. As mais comuns para aplicações em engenharia são compostas de: íons de lítio, níquel-cádmio, níquel-zinco, ácido de chumbo, e as alcalinas.
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