A dança do ventre em sua iniciação estava relacionada ao culto de fecundidade, ao conceito de sagrado e religiosidade, mas com o decorrer do tempo e com a queda do império egípcio, esta dança perdeu o conteúdo original e receberam influências de outros povos como os árabes, que transformaram a dança em movimentos sensuais na visão ocidental. O estudo teve por objetivo geral analisar do processo de ensino das professoras de dança do ventre de Campo Grande e como objetivos específicos conhecer qual a formação teórica necessária ao professor para ensinar esta específica dança. Realizei primeiramente um breve levantamento da história da dança do ventre e resgatei os fundamentos educativos desta dança entre as professoras de dança do ventre de Campo Grande-MS. Esta pesquisa desenvolvida por meio de estudo exploratório e descritivo. A amostra foi constituída por dez mulheres com faixa etária de 19 a 45 anos, que ensinam esta categoria de dança há mais de cinco anos, às quais foi aplicado o instrumento de investigação que mais se adequou à pesquisa sendo esta a entrevista descritiva e objetiva. A análise foi feita por meio dos conteúdos das respostas e desta maneira, este estudo buscou fomentar a dança do ventre como instrumento de estudo no meio acadêmico, assim os resultados obtidos revelaram o modo como as professoras apreciam esta dança, no qual a feminilidade é o termo mais utilizado para caracterizar a dança do ventre e dentre outros itens foi à relação do aspecto da aula sendo educacional, mas a maioria das professoras não teve argumentação teórica suficiente para confirmar como tal aspecto seja educacional e também um dado relevante abordado foi o curso de formação superior das professoras, no qual relacionei com argumentos teóricos que pode servir de possibilidades didáticas para a dança do ventre, assim promovendo novas expectativas através deste estudo e explorando de várias forma a expressão corporal desta categoria de dança.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.