Percebendo Diferenças no Ensino e na Aprendizagem de Técnicas de Dança Contemporânea

Percebendo Diferenças no Ensino e na Aprendizagem de Técnicas de Dança Contemporânea

1.144 visualizações 21 downloads

Detalhes

  • Categoria: Dança
  • Autores: Sylvie Fortin, Warwick Long
  • Quantidade de Páginas: 21
  • Data de Inclusão: 08/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 235 KB

O propósito deste artigo é discutir as percep- ções de dançarinos em relação à integração da educa- ção somática a técnicas de dança contemporânea a partir de uma perspectiva construtivista. O estudo analisou as experiências de oito dançarinos profissionais e pré-profissionais em aulas de dança que integravam a educação somática à técnica de dança contemporâ- nea. Durante cinco dias foram registradas as percep- ções dos dançarinos em relação à integração do Método Feldenkrais - Consciência Através do Movimento® a técnicas de dança contemporânea. Foram utilizados os seguintes métodos de coleta de informações: observações participantes, discussões em grupo, registros de diários e entrevistas individuais. A partir de uma perspectiva construtivista e utilizando a análise temática, os pesquisadores procederam à interpreta- ção das experiências dos dançarinos. A discussão dos resultados considerou a relação entre as vias somáticas de conhecimento e a pedagogia construtivista. Palavras-chave: educação somática, ensino da dan- ça contemporânea, construtivismo.

Comente Aqui

Subir ao topo