Efeitos de um programa de Dança

Efeitos de um programa de Dança

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Detalhes

  • Categoria: Dança
  • Autores: Edvânia Pereira de Almeida
  • Quantidade de Páginas: 8
  • Data de Inclusão: 08/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 699 KB

Introdução: O Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) é um instrumento psicométrico usado mundialmente para avaliar estados demenciais em pessoas idosas, tanto normais como portadoras de quadros demenciais, como a Doença de Alzheimer (DA). Objetivo: Avaliar os efeitos de um programa de dança terapêutica sobre a memória de idosos com vistas a determinar a eficácia do MEEM como instrumento de rastreio de possíveis déficits de memória em idosos presumivelmente saudáveis, vivendo em comunidade familiar e extra-familiar, matriculados em programas de atividades físicas para idosos. Material e métodos: Estudo realizado na Faculdade de Educação física da Universidade de Brasília. Os idosos selecionados participam de um programa de dança terapêutica do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Atividades físicas para idosos – GEPAFI. Pesquisa descritiva, de caráter transversal - amostra aleatória com 11 idosos (idade = 68,09 ± 8,96 anos) de ambos os gêneros, praticantes regulares de dança terapêutica do segundo semestre de 2009. O comprometimento cognitivo foi avaliado através do Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e os dados foram comparados por meio da estatística descritiva (média e desvio-padrão). Resultados: 18,2% dos idosos avaliados obtiveram escores entre 10 e 19 no MEEM (15,50 ± 0,71) sendo classificados como portadores de déficit cognitivo moderado. Os demais 81,8% apresentaram escores indicativos de nenhum déficit cognitivo (28,33 ± 2,06) e nenhum destes apresentou diagnóstico médico para Doença de Alzheimer. Todos os indivíduos sem comprometimento cognitivo apresentaram escores entre 24 e 30, independente da escolaridade ser de nível fundamental ou superior. Nos portadores de déficit cognitivo os escores apresentaram comportamento semelhante, situando-se entre 10 e 19, tanto para indivíduos com escolaridade de nível fundamental quanto superior. Conclusão: O MEEM foi eficaz em detectar déficit cognitivo em população de alunos idosos praticantes de dança terapêutica. Não foi verificada relação entre os escores obtidos e o número de anos de escolaridade. Utilizado como instrumento de rastreio, sugere-se que indivíduos com escores no MEEM indicativos de déficit cognitivo sejam encaminhados para avaliação médica mais detalhada com vistas ao diagnóstico de Doença de Alzheimer, bem como sejam submetidos à avaliação física mais rigorosa visando detectar precocemente as eventuais perdas funcionais relacionadas à DA.

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