A dança compreende uma das mais antigas atividades humanas cujas origens se confundem com a origem da própria humanidade. Tendo em vista os benefícios da dança como instrumento de harmonização, autoconhecimento, celebração e expansão da consciência, o bailarino e coreógrafo alemão Bernhard Wosien dedicouse ao estudo e aprimoramento de danças folclóricas de diversos países, implantando, posteriormente, uma coletânea de danças na comunidade de Findhorn, na Escócia, no ano de 1976. De Findhorn essas danças se espalharam por vários países, constituindo um movimento organizado em torno da retomada de antigas formas de expressão de diferentes culturas através da dança. O interesse em promover um projeto de extensão com Danças Circulares Sagradas surge do reconhecimento dos benefícios proporcionados pela dança no que concerne à harmonização, tanto individual quanto coletiva. O presente projeto se desenvolveu através da realização de rodas de danças (Sagradas, Étnicas, Populares e Folclóricas), cantadas e dançadas, semanalmente. Durante as rodas de danças era repassada aos participantes a teoria sobre as danças circulares (origens, desenvolvimentos, simbologia, etc) além da explicação gradativa da coreografia. Ainda, as atividades se desenvolveram através da participação em eventos e palestras, como forma de divulgar a Dança Circular no meio acadêmico e na comunidade como um todo. Os resultados evidenciaram os benefícios proporcionados pelo projeto ao promover o resgate das danças de roda como um canal de desenvolvimento humano pessoal e de integração grupal entre a comunidade acadêmica e a comunidade como um todo, o que se deu tanto através da realização das rodas de Danças Circulares das quartasfeiras quanto através da participação dos integrantes do projeto em eventos externos e da realização de cursos e palestras sobre Danças Circulares. A meta de vivências a serem realizadas pelo grupo durante a vigência do projeto, que a princípio era de 28 vivências, foi atingida, com uma média significativa de participantes. O predomínio de participantes do sexo feminino se manteve durante todas as rodas realizadas durante a vigência do projeto, se estendendo às atividades realizadas em eventos externos. Em função dos resultados apresentados, fica evidente o sucesso do projeto em questão, no que se refere aos resultados alcançados a curto prazo, bem como aos resultados a serem alcançados futuramente, em função não somente da consolidação de conhecimentos e práticas em Danças Circulares, bem como em virtude da continuidade do encontro do grupo de Danças Circulares das UFPB, no mesmo local e horário. PALAVRASCHAVE: danças; danças circulares; danças folclóricas
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