O estudo tem como objetivo analisar a realidade da dança nas aulas de Educação Física de 5ª a 8ª séries, sua relação com a formação profissional e as questões de gênero. Partindo de uma pesquisa bibliográfica, buscamos identificar as possibilidades do ensino deste conteúdo nas escolas. Em seguida, fizemos uma pesquisa de campo do tipo descritiva de opinião, na qual foi aplicado um questionário proposto por Ferreira, Góis e Gaio (2006). O universo da pesquisa foi composto por quatro professores de Educação Física de 5ª a 8ª séries de escolas particulares e estaduais da cidade de Andradas. Os resultados apontaram que a dança como um conteúdo da Educação Física escolar, mostrou-se presente no componente curricular de todos os professores que participaram desta pesquisa. Verificamos pontos relevantes na análise das contribuições da dança sendo oferecida nas escolas, tanto para o desenvolvimento motor e cognitivo, quanto social e afetivo dos alunos. Os dados obtidos reforçam a existência da dança como bloco de conteúdo obrigatório no currículo escolar, e concluímos que, tanto entre os professores quanto entre os alunos, já está havendo uma valorização dessa atividade para o desenvolvimento do ser humano, da sua cultura, promoção de saúde e qualidade de vida. Palavras Chave: Dança, Educação Física Escolar, Gênero, Formação Profissional.
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