É sabido que a Educação Física aborda conhecimentos específicos a serem tratados pedagogicamente no contexto escolar e dentre esses conhecimentos, destaca-se a dan- ça, sendo esta, elemento da cultura corporal e como área de conhecimento, de expressão e movimento, mediadora na educação e cunhada pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, faz parte da Educação Física escolar, com suas possíveis formas de fomentar as expressões, movimentos, educação e vivências no contexto escolar.Assim, o presente artigo, tem como objetivo observar e despertar o interesse dos alunos e até mesmo de professores para a possibilidade de aulas de dança na escola, lembrando que desde sempre o homem dançou e que essa prática é considerada a mais antiga das artes, entendendo-a como expressão corporal e movimento, onde, pode-se afirmar que o corpo e movimento constituem uma unidade que opera por energia; que corpo, energia e movimento formam um todo e que não haverá movimento sem corpo e ainda, promover a linguagem corporal do movimento, desenvolver a dança como forma de educação que procura desenvolver potencialidades integradas do ser que concorre para a educação integral e, sobretudo, refletir que a dança na escola deve valorizar as possibilidades expressivas de cada aluno, permitir a expressão espontânea e favorecer o surgimento dela, abandonando a formação técnica formal, que pode vir a esvaziar o aspecto verdadeiramente educacional da dança. Este artigo foi desenvolvido tendo como base referências bibliográficas de várias literaturas, para ressaltar a importância de trabalhar a dança no ambiente escolar e, levando, assim, ao entendimento de que não é preciso formar bailarinos na escola, mas libertar os movimentos e trabalhar as expressões corporais.
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