O presente estudo, caracterizado como descritivo, teve como objetivo analisar a percepção rítmica dos alunos de um projeto de aprendizagem da dança de salão, verificando se os desempenhos são diferentes entre os sexos, faixas etárias e turmas que se diferem pelo tempo de prática. A amostragem foi de 120 alunos de ambos os sexos, entre 18 e 57 anos, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como instrumento de coleta dos dados utilizou-se o “teste de tempo”, de Johnson & Nelson apud Gobbi et al (2005), que tem como variáveis principais o tempo e o movimento. Para análise dos dados utilizou-se a estatística descritiva, teste U de Mann-Whitney e teste de Kruskal-Wallis. Através dos dados verificou-se a dificuldade dos alunos na percepção de ritmos acelerados, a inexistência de diferenças significativas entre os sexos e desempenho superior de alunos com mais tempo de prática, obtendo diferença significativa. Este estudo desmistifica a superioridade das mulheres nas atividades rítmicas e mostra a dificuldade dos alunos na percepção de ritmos acelerados, o que contribui para os professores de Dança de Salão na elaboração de um planejamento adequado ao seu público. Palavras-chave: Ritmo, Dança de Salão e Percepção Rítmica.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.