Actualmente, a Biologia desempenha um papel relevante na dinâmica da sociedade e na construção da sua cultura, pois os seus conhecimentos influenciam a forma como as pessoas organizam o seu dia-a-dia e perspectivam a melhoria da sua qualidade de vida. Os avanços desta área científica e as suas aplicações tecnológicas têm vindo a proporcionar diversas informações e soluções que conferem inegáveis vantagens e comodidades. Assim, a segurança alimentar ou a redução dos riscos de propagação de doenças são exemplos de aspectos que envolvem conhecimentos de Biologia, cujos avanços científicos despertam elevado interesse social e, em geral, merecem consensual aprovação. Porém, noutros casos, os avanços científicos na área da Biologia geram preocupações aos cidadãos, chegando mesmo a perturbar as suas rotinas e comportamentos, na medida em que afectam, de forma mais ou menos directa, a sua integridade física ou moral. Relembrem-se, neste sentido, as controvérsias que rodeiam a manipulação do património genético de seres vivos, os processos de clonagem, a desertificação ou contaminação de ambientes naturais, ou mesmo a produção e utilização de armas biológicas. Estas são seguramente temáticas que não deixam ninguém indiferente, porém, a tomada de posição crítica e fundamentada por parte dos cidadãos não é fácil, pois exige a mobilização de conceitos que estes nem sempre dominam. Neste quadro, impõe-se que a educação em Biologia assuma o papel de contribuir para a formação de cidadãos capazes de participar em processos democráticos de tomada de decisão. Para tal, será necessário que o ensino formal desta disciplina privilegie abordagens inovadoras que ajudem os alunos a compreender problemas, a saber ponderar criticamente argumentos contraditórios e a desenvolver competências de pesquisa de informação. Deste modo, o estudo de conteúdos de Biologia poderá ser considerado não só uma componente importante para a educação geral dos jovens, como indispensável à formação científica daqueles que perspectivam saídas profissionais mais directamente relacionadas com esta área do saber. Em articulação com as preocupações enunciadas, considera-se que um programa de Biologia, destinado a alunos do ensino secundário, deverá garantir que estes desenvolvam competências de natureza científica, bem como aprendam a interagir de forma autónoma, consciente e construtiva com a sociedade e o ambiente, desenvolvendo formas de relacionamento responsável com os seus concidadãos e com os outros seres vivos.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.