Dissertação apresentada ao Programa de PósGraduação da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais, como requisito parcial para a obtenção do título de Mestre.
Europa e Estados Unidos: as áreas da musicologia e da música eram independentes. } Curso de Musicologia: geralmente ligado ao Departamento de Filosofia. Estudantes sem necessidade da formação em mú...
Vamos estudar este mês os intervalos. Os intervalos musicais são como distâncias entre um ponto e outro e muito importante para a compreensão de certos acordes como E9, A11 entre outros. Vamos conh...
Pondera-se sobre as características organológicas da flauta doce e seu papel em diferentes períodos da história da música, considerando como fatores primordiais em suas mudanças as particularidades...
Tendo em vista um panorama da música popular brasileira contemporânea este trabalho tem o objetivo de apresentar o estilo composicional de Marco Pereira a partir de um estudo de caso da obra “Samba...
O presente trabalho trata da vihuela, sua notação musical (tablatura) e a transcrição de seu repertório para o violão moderno. Contextualizar-se-á a vihuela histórica e culturalmente, apresentando ...
Esse trabalho consiste da investigação das estratégias composicionais adotadas por alguns violonistas compositores contemporâneos brasileiros, para caracterização dos gêneros choro, jongo e baião e...
As 36 partituras inéditas reunidas neste projeto trazem para o público uma faceta ainda desconhecida de Pixinguinha. Consagrado como compositor, reconhecido como instrumentista, foi também um grand...
Ao meu orientador Alberto Ikeda, por aceitar a empreitada, pelas horas de escuta atenta, pela ajuda com o idioma, e por ser uma pessoa cujo interesse em temas como este confirma na prática o real s...
As concepções para elaboração de material voltado para a aprendizagem de violão a distância no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul incitaram a elaboração de...
A viola de 10 cordas é um instrumento de origem portuguesa trazido para o Brasil pelos primeiros colonizadores e jesuítas, ainda no século 16. Luis da Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore ...
Cemitério de Pianos é o quarto romance de José Luís Peixoto. Os narradores, pai e filho, desvendam a história da família, que vive em Lisboa, e falam da morte: a morte como destino irremediável, ci...
O estudo das ressonâncias de imagens da nação brasileira na obra para violão solo, composta por Heitor Villa-Lobos entre 1908 e 1940, é objetivo principal deste trabalho. Nessa obra, motivos, temas...
Esta pesquisa nasceu da curiosidade e da necessidade advinda da escassez de obras escritas para viola no repertório de música brasileiro. Partindo da ruptura com a tradição do romantismo europeu, s...
A década de 60 foi marcada por uma efervescência política e cultural no país. O acirramento entre a esquerda e a direita foram sentidos por toda a década, tanto no campo da política, quanto no da a...
Certa vez, num Dia das Mães, o cidadão Paulo Arthur Mendes Pupo Nogueira reuniu mulher e três filhos e, com a família completa, resolveu visitar a sua Campinas, no interior de São Paulo. De volta, ...
O nome de Eduardo das Neves não mais carece de apresentação, de padrinhos, de reclames. E’ um nome hoje conhecidissimo, popular; como é conhecido, como é popular, esse eminente e notavel trovador, ...
Obs: Para tocar na tonalidade original do Hino, usar o Capotraste na 1ª Casa do Violão . Ex. Tom: A (Original) 4/4 indica que a tonalidade é o mesma do Hinário não precisa do Capotraste.
Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploração das possibili...