As 36 partituras inéditas reunidas neste projeto trazem para o público uma faceta ainda desconhecida de Pixinguinha. Consagrado como compositor, reconhecido como instrumentista, foi também um grand...
Ao meu orientador Alberto Ikeda, por aceitar a empreitada, pelas horas de escuta atenta, pela ajuda com o idioma, e por ser uma pessoa cujo interesse em temas como este confirma na prática o real s...
As concepções para elaboração de material voltado para a aprendizagem de violão a distância no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul incitaram a elaboração de...
Este trabalho é um estudo comparativo entre a música para violão de Heitor VillaLobos e Leo Brouwer, que tenta provar o grande valor de suas obras para a música violonística do século XX. Ambos têm...
A viola de 10 cordas é um instrumento de origem portuguesa trazido para o Brasil pelos primeiros colonizadores e jesuítas, ainda no século 16. Luis da Câmara Cascudo, em seu Dicionário do Folclore ...
Cemitério de Pianos é o quarto romance de José Luís Peixoto. Os narradores, pai e filho, desvendam a história da família, que vive em Lisboa, e falam da morte: a morte como destino irremediável, ci...
O escopo do artigo é discutir a obra e contribuição do violonista Raphael Rabello para o violão e a música popular brasileira, a partir de uma contextualização histórica e circunstanciada. A obra d...
Esta pesquisa nasceu da curiosidade e da necessidade advinda da escassez de obras escritas para viola no repertório de música brasileiro. Partindo da ruptura com a tradição do romantismo europeu, s...
Certa vez, num Dia das Mães, o cidadão Paulo Arthur Mendes Pupo Nogueira reuniu mulher e três filhos e, com a família completa, resolveu visitar a sua Campinas, no interior de São Paulo. De volta, ...
O nome de Eduardo das Neves não mais carece de apresentação, de padrinhos, de reclames. E’ um nome hoje conhecidissimo, popular; como é conhecido, como é popular, esse eminente e notavel trovador, ...
Obs: Para tocar na tonalidade original do Hino, usar o Capotraste na 1ª Casa do Violão . Ex. Tom: A (Original) 4/4 indica que a tonalidade é o mesma do Hinário não precisa do Capotraste.
Com base em observações obtidas durante a fase de preparação para performance do Concerto para viola e orquestra de Antônio Borges-Cunha (2007), investiga-se, nessa obra, a exploração das possibili...
[As luzes sobre o público se apagam. Dentro do palco principal, onde fica o piano e mais duas estantes, há um outro palco, situado um pouco acima e mais no fundo, que está com as cortinas fechadas....
AS FORMAS de expressão artística, entre elas a música, são comumente divididas em partes que não se misturam, a erudita e a popular. Essa postura é um equívoco.
Ao longo da história da humanidade a música esteve sempre presente e influente nas sociedades. Tão antiga quanto o Homem, a música primitiva era usada para exteriorização de alegria, prazer, amor, ...
Almeida Prado (1943) escreveu quatro peças para violão solo – Portrait (1972/75), Livro para seis cordas (1974), Sonata nº1 (1981) e Poesilúdios nº1 (1983) – que revelam diferentes fases estéticas ...
Sucesso garantido no Brasil e no Exterior, Tiago Iorc – famoso por compor trilhas sonoras de diversas novelas da Rede Globo – se apresenta pela primeira vez em Natal dia 17 de abril, no Teatro Riac...
Tendo como principal representante o compositor britânico Brian Ferneyhough, a Nova Complexidade é uma escola de composição. Algumas características permeiam as obras dos compositores desta escola,...
O pressuposto básico para aplicação das idéias seguintes é o trabalho violão – voz ou instrumento solista (por exemplo, violão e canto ou violão e bandolim) onde o violão deverá funcionar como uma ...