Este trabalho é o recorte de uma pesquisa-ação, cujo objetivo prático foi adaptar um curso presencial de violão para a modalidade a distância. O foco da investigação foram os padrões de interação que ocorriam entre professores e alunos e entre alunos durante as vídeo conferências do curso Oficina de Violão a Distância. Sendo assim, estabelecemos a seguinte questão de pesquisa: Que padrões de interação ou diálogo, entre professor e estudantes e estudantes entre si, seriam mais freqüentes e significativos para a construção do conhecimento no Curso? Com base no referencial teórico, foram definidas quatro categorias de interação: facilidade de expressão, inclusão, senso de solidariedade e síntese de vários pontos de vista. Tais categorias foram tomadas como parâmetros para elaborar um modelo de análise dos padrões de interação. Como parte dos resultados, verificou-se que o padrão de interação mais freqüente e significativo ao longo do curso foi aquele que integra as três primeiras categorias: “Facilidade de expressão – inclusão – Senso de solidariedade”. São apresentadas três Lições de Interação, que sintetizam algumas das conclusões mais importantes da investigação, na medida em que refletem os pressupostos teórico-metodológicos nos quais os professores da Oficina de Violão a Distância se basearam, assim como se reportam a vários procedimentos que foram testados nas interações via vídeo conferência. Palavras chave: interação; trabalho colaborativo; ensino coletivo de violão; curso a distância.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.