Regularidade e Simultaneidade na Técnica Violonística de Mão Direita

Regularidade e Simultaneidade na Técnica Violonística de Mão Direita

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Detalhes

  • Categoria: Violão
  • Autores: Lucas Nézio Malta
  • Quantidade de Páginas: 76
  • Data de Inclusão: 03/01/2017
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 2.310 KB

O texto aborda as questões de simultaneidade de ataques e de regularidade rítmico-dinâmica presentes em diferentes técnicas de mão direita de violonistas, a saber: técnicas de arpejos, sons plaqué e tremolos, sendo todas características marcantes da sonoridade do violão. Discute-se inicialmente, de forma qualitativa, diversos tópicos da psicoacústica relacionados a estas técnicas, tanto para ilustrar a complexidade presente nestas questões quanto para subsidiar algumas decisões metodológicas da parte experimental. A seguir é descrito o sistema utilizado nesta pesquisa, desenvolvido a partir de 2011 no Laboratório de Performance com Sistemas Interativos da Escola de Música da UFMG: um violão acústico com captação hexafônica (um sinal por corda) conectado a um software de processamento digital de sons em tempo real. Discute-se também a detecção de ataques (e de extinção de notas) e a estimação de amplitudes, ferramentas fundamentais para as análises propostas. São analisados excertos de obras do repertório violonístico que são dedicadas ao estudo das técnicas de mão direita escolhidas: "Estudo nº 1"e "Estudo nº 4"de Heitor Villa Lobos, "Estudo nº 2"de Matteo Carcassi e o terceiro movimento, "Scherzino", da peça "Cavatina"de Alexandre Tansmans. Os aspectos da simultaneidade e da regularidade presentes nessas obras são discutidas através da comparação de diferentes execuções (realizadas por um mesmo ou por diferentes músicos), destacando-se tanto características comuns como diferenças individuais. Ao invés da definição de um padrão de execução "ideal"a priori, optou-se pela busca de consistência interpretativa em cada um dos intérpretes/execuções, onde são levadas em conta também opções de dedilhado de mão direita e esquerda. Não se trata de um estudo quantitativo exaustivo dessas técnicas, mas sim de um estudo que abre novas possibilidades metodológicas e inicia a discussão de questões técnico-interpretativas no violão decorrentes da utilização do sistema desenvolvido. Palavras-chave: violão, técnica violonística, processamento digital de sons, sistemas musicais interativos.

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