Princípios sobre posição de mão direita na Pedagogia do Violão

Princípios sobre posição de mão direita na Pedagogia do Violão

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Detalhes

  • Categoria: Violão
  • Autores: Robson Barreto Matos
  • Quantidade de Páginas: 7
  • Data de Inclusão: 28/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 28 KB

A posição da mão direita no que se refere a instrumentos de cordas pinçadas sofreu diversas modificações ao longo da história. Utilizou-se posições particulares que foram moldando-se as condições físicas e sonoras de cada instrumento. Considerando o alaúde como um dos mais antigos e o violão como o mais moderno, nota-se uma modificação drástica na configuração da mão direita. O alaúde utiliza a mão rebaixada, o dedo mínimo apoiado no tampo do instrumento e o toque alternado entre polegar e indicador, com o polegar movendo-se para dentro da mão. Ao contrário, no violão coloca-se a mão elevada sobre as cordas sem qualquer tipo de apoio no tampo e o polegar movendo-se para fora da mão. Muitas são as razões para tão acentuadas mudanças, porém a que mais motivou os instrumentistas ao longo dos anos, principalmente nos séculos XIX e XX, foi a busca de uma melhor sonoridade no que diz respeito ao volume e timbre através da utilização ou não da unha, tipos de toque lateral, frontal e apoiado. Esses elementos, que influenciaram diretamente as mudanças de posição da mão, foram os mesmos que trouxeram uma gama de possibilidades para um resultado sonoro peculiar de cada intérprete. Sobre esse assunto Carlevaro afirma que “O som é a consequencia mais direta da personalidade do intérprete; através do som se pode roconhecer a um artista.

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