Sabemos que os Acordes assim como os Intervalos e as Escalas possuem as suas Digitações Principais (no Braço da Guitarra ou do Violão) que são seus respectivos “Shapes“ (Modelos) os quais usamos em nosso dia-a-dia. O “universo“ de possibilidades de combinações de notas no Braço da Guitarra (ou do Violão) do ponto de vista ”Geométrico” é ilimitado, embora tais possibilidades estejam normalmente submetidas às regras de Harmonia e também seja naturalmente limitada pelo numero de Cordas do instrumento, bem como pelos quatro dedos da mão do executante, ou seja, em principio não podemos tocar mais que seis “vozes” ou notas ao mesmo tempo na Guitarra ou no Violão. Entretanto, a nível básico podemos perfeitamente determinar as Posições Principais através de Modelos Basicos que constituem praticamente 100% da abordagem possível de um Guitarrista ou Violonista - porem ao nível da Harmonia mais Avançada ou ainda em situações especificas, estas mesmas Posições poderão ser insuficientes. A estas Posições chamamos de “Sistema 5“ ou “Sistema C A G E D“ que se refere as Cifras dos Acordes respectivamente de; C (DO) A (LA) G (SOL) E (MI) D (RE) por ser baseada no principio de que com apenas 5 (cinco) Posições de Acordes podemos fazê-los em qualquer Tonalidade, logicamente que com os Modelos respectivos de cada Qualidade de Acorde .
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.