A recente demanda de formar instrumentistas mais conscientes das competências necessárias para o mercado de trabalho exige deste, habilidades, e conhecimentos teórico e prático de vários estilos e gêneros, ao passo que estimula inquietudes em questões de pesquisa. A recente subárea de conhecimento denominada Pedagogia do instrumento emerge da necessidade de diálogo entre as subáreas da Educação musical e Performance, e investiga ferramentas e práticas pedagógicas inerentes ao seu ensino e aprendizagem. Sua finalidade é tornar este contexto mais reflexivo e hábil na adaptação com as diferentes facetas em que o instrumento pode comunicar sua arte. A prática da leitura à primeira vista no violão tem sido vista como problemática frente às necessidades desse instrumento essencialmente solista. Todavia, uma crescente demanda como camerista tem-na configurado como importante para a otimização da preparação da performance. O presente trabalho faz parte de uma pesquisa de mestrado em Educação Musical em conclusão, que estuda a importância da leitura à primeira vista na formação do violonista, tendo como base a escrita ortocrônica (partitura) e a scordatura (afinação) padrão deste instrumento. Tem como objetivo demonstrar recomendações de autores de métodos comerciais para a aquisição, prática e desenvolvimento dessa habilidade e como dialogam com a literatura acadêmica da área. Os métodos analisados evidenciaram uma preocupação pedagógica compatível com a importância dada pelas pesquisas científicas. Com isso espera-se que as recomendações desses métodos possam contribuir com eficácia para o aperfeiçoamento da leitura à primeira vista do violonista. Palavras-chave: Leitura à primeira vista; Violão; Estratégias de ensino e aprendizagem.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.