Brasiliana N°13 de Radamés Gnattali: uma abordagem Técnica e Interpretativa

Brasiliana N°13 de Radamés Gnattali: uma abordagem Técnica e Interpretativa

1.659 visualizações 112 downloads

Detalhes

  • Categoria: Violão
  • Assuntos: Violão, Violão Acústico, Violão Básico, Violão Brasileiro, Violao Caipira, Violão Cifrado, Violão Classico, Violão Completo, Violão de Radamés, Violão de Rua, Violão em Grupo, Violão Erudito, Violão Gaúcho, Violão no Brasil, Violão Popular, Violão Solo
  • Autores: Robson Barreto Matos
  • Quantidade de Páginas: 102
  • Data de Inclusão: 28/12/2016
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.706 KB

Esse trabalho apresenta o resultado da preparação da obra Brasiliana N°13 para violão solo de Radamés Gnattali. Primeiramente, são abordados os dados biográficos do compositor, mostrando suas atuações como instrumentista, compositor, arranjador e regente, e revelando a sua tendência nacionalista pela valorização dos elementos culturais brasileiros. Em seguida, através de um levantamento feito da sua obra para violão, e de depoimentos referentes a esta, constata-se a importância desse compositor dentro do repertório violonístico. A Brasiliana N°13, composta em 1983, é abordada no seu aspecto histórico, localizando-a no tempo e espaço, e mostrando elementos que revelam a tendência nacionalista do compositor. É apresentada uma análise formal, e uma análise temática baseada no processo temático de Rudolph Reti. Esta última mostra a unidade da obra através de dois materiais temáticos. Na preparação técnica instrumental são discutidos os aspectos de mão direita e mão esquerda que representam dificuldades e, apoiado na literatura violonística, são apresentados alguns recursos como soluções. Uma das soluções enfocada é o estudo técnico isolado da mão direita, para o qual é proposta uma grafia específica. Através da análise musical e dá comparação entre o manuscrito e a edição da Max Eschig, elaborou-se uma concepção interpretativa. Essa concepção busca refletir a unidade estrutural e composicional dessa peça.

Comente Aqui

Subir ao topo