A aprendizagem cooperativa se mostra uma possibilidade eficaz de ensino e aprendizagem de violão em grupo. Uma vez que, ela possibilita a construção do conhecimento através das interações entre os participantes da turma. Pretendo neste texto desenvolver uma trama de ideias e conceitos que me motivaram a pesquisar este tema. Esse é o princípio de uma pesquisa que pretende refletir o processo de aprendizagem cooperativa a partir das interações entre alunos de uma turma de violão. Este trabalho se enquadra como uma pesquisa qualitativa e tomará como método de investigação o estudo de caso. Este método foi selecionado por se tratar da “observação detalhada de um contexto, ou indivíduo, de uma única fonte de documentos ou de um acontecimento específico” (MERRIAN, 1998 apud BOGDAN & BIKLEN, 1999, p.89), farei a coleta de dados através de entrevistas semiestruturadas e da observação das aulas com elaboração de diário de campo. A pesquisa esta em fase levantamento bibliográfico e neste texto trago parte do que foi encontrado até o momento. Palavras chave: aprendizagem cooperativa, ensino de violão em grupo, ensino coletivo de instrumentos.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.