Este relato de experiência constitui-se em uma análise de um conjunto de dezesseis métodos e manuais para ensino de instrumentos. Os materiais escolhidos estão relacionados com as práticas instrumentais desenvolvidas em aulas e cursos de diferentes instrumentos, como piano, teclado, trompete, flauta doce, saxofone, violão e guitarra. Esta atividade foi uma das propostas realizadas no componente curricular Metodologia e Prática do Ensino da Música I, com um grupo de alunos que cursava o terceiro semestre do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, da FUNDARTE/UERGS, durante o primeiro semestre de 2006. O interesse em propor este exercício de comentário e análise de diferentes abordagens e metodologias para o ensino de um instrumento estava relacionado com questões que englobam os múltiplos tempos de ensino, as concepções de performance e, sobretudo, o campo de reflexões da pedagogia do instrumento. Em relação a este tema, busquei fundamentação em autores dos campos da Educação Musical, da Musicologia e da Educação, destacando, dentre outros, os trabalhos de Torres (2004), Torres e Beineke (2006), Souza (1997) e Borém (2006), os quais discutem questões relacionadas a performances e ensino de instrumentos musicais. Considero que foi um exercício que articulou teoria e prática e veio compor o nosso diversificado repertório de escolhas metodológicas para as aulas de música no espaço de um Curso de Graduação em Música.
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