Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Música

Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Música

764 visualizações 22 downloads

Detalhes

  • Categoria: Teoria Musical
  • Autores: desconhecido
  • Quantidade de Páginas: 111
  • Data de Inclusão: 03/01/2017
  • Formato do Arquivo: PDF
  • Tamanho do Arquivo: 1.195 KB

“América Latina, así como el Foro, es un torso inconcluso”. Essa é a sentença que abre o parágrafo conclusivo do texto que condensa as principais ideias apresentadas no “Foro de Compositores del Cono Sur” de 1987. Tendo como mote o problema das relações entre “creación musical e identidade cultural en América Latina”, o fórum esbarrou em duas questões fundamentais, cujo exame era indispensável para o avanço das reflexões, a saber, a das relações entre música “popular” e música “culta” – ou “inculta” e “impopular”, como referida por um dos debatedores – e a da existência de uma experiência comum aos diversos países latino-americanos sobre a qual se ergueria o edifício da criação musical. Como indica a sentença citada, o debate permaneceu inconcluso. Essa inconclusão pode estar relacionada mais à complexidade das questões abordadas do que ao modo como o debate se desenvolveu. Assim, ainda que os modos de apresentar e desenvolver os temas pelos quais se expressaram os debatedores possam ser considerados “datados”, aquelas questões fundamentais não perderam sua capacidade de estimular a reflexão sobre os dias atuais no que se refere às formas de organização das atividades musicais. E elas têm especial importância quando se trata de conceber um curso universitário de música em uma universidade marcada, em seus princípios fundacionais, pela promoção da integração latinoamericana.

Comente Aqui

Subir ao topo