“América Latina, así como el Foro, es un torso inconcluso”. Essa é a sentença que abre o parágrafo conclusivo do texto que condensa as principais ideias apresentadas no “Foro de Compositores del Cono Sur” de 1987. Tendo como mote o problema das relações entre “creación musical e identidade cultural en América Latina”, o fórum esbarrou em duas questões fundamentais, cujo exame era indispensável para o avanço das reflexões, a saber, a das relações entre música “popular” e música “culta” – ou “inculta” e “impopular”, como referida por um dos debatedores – e a da existência de uma experiência comum aos diversos países latino-americanos sobre a qual se ergueria o edifício da criação musical. Como indica a sentença citada, o debate permaneceu inconcluso. Essa inconclusão pode estar relacionada mais à complexidade das questões abordadas do que ao modo como o debate se desenvolveu. Assim, ainda que os modos de apresentar e desenvolver os temas pelos quais se expressaram os debatedores possam ser considerados “datados”, aquelas questões fundamentais não perderam sua capacidade de estimular a reflexão sobre os dias atuais no que se refere às formas de organização das atividades musicais. E elas têm especial importância quando se trata de conceber um curso universitário de música em uma universidade marcada, em seus princípios fundacionais, pela promoção da integração latinoamericana.
Copyright © 2024 CliqueApostilas | Todos os direitos reservados.